Tempo de leitura: 3 minutos
O mercado digital tem crescido extremamente rápido nos últimos tempos, e a tendência é que o empreendedorismo digital cresça e ganhe ainda mais força em 2022.
A praticidade de poder se trabalhar do conforto da sua casa, nos horários que tem disponíveis e ainda com chances de faturar muito mais do que em empregos convencionais vem atraindo cada vez mais os brasileiros para o mundo digital.
Além de seus benefícios, ainda existem inúmeras áreas que você pode se aprofundar e montar o seu negócio, possibilitando a escolha de uma que te dê lucratividade e prazer em exercê-la.
Porém, levando em consideração as previsões de mercado para 2022, algumas dessas carreiras merecem um certo destaque, visto que são as principais apostas para o próximo ano. São elas:
Designer:
O Design é indispensável a fim de construir a Estratégia de Marketing Digital da sua Empresa.
Em qualquer que seja a área escolhida por você dentro do mercado digital, é essencial que suas páginas, sites e conteúdos sejam visualmente bonitos e atrativos.
Um layout atraente está atrelado a um fator determinante na publicidade online: a experiência do usuário. Esse elemento tem sido levado cada vez mais em conta pelas pessoas, influenciando, inclusive, nas decisões de compra.
Além disso, o designer constrói a identidade visual da marca, que é essencial para que reconheçam a autoridade e relevância de uma empresa.
Gestor de tráfego:
O gestor de tráfego é o profissional que faz o gerenciamento dos anúncios pagos online de uma empresa.
Ele coordena os investimentos das empresas em campanhas de anúncios, adotando estratégias para atrair um número cada vez maior de pessoas para determinado site ou página.
Além disso, é seu trabalho analisar as métricas e ver se as campanhas estão trazendo resultado para a empresa.
Maior visibilidade = aumento da taxa de conversão
Por isso, muitas empresas têm investido cada vez mais na contratação desses profissionais, tornando essa profissão uma das mais promissoras para 2022.
Copywriter
O copywriter é o responsável pela “copy”, também conhecida como “textos que vendem”. Esse profissional desenvolve um conteúdo capaz de despertar as “dores” do cliente, trilhando um caminho que mostra que entende o que a pessoa está vivenciando, e convencê-lo de que o seu produto é a melhor solução para tais problemas.
Para atuar nessa área, é necessário ser um bom escritor e ter conhecimento das estratégias de persuasão.
Especialista em SEO
As ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) ajudam as marcas a se posicionarem nas primeiras opções de resultado nas plataformas de busca como o Google. Isso é algo que favorece muito para o aumento do tráfego nos sites. E quanto mais pessoas circularem nas páginas, mais consumirão seus conteúdos e produtos.
Essa otimização é realizada por meio de estratégias envolvendo as palavras-chave dos posts, um trabalho que pode ser um tanto complicado. Por essa razão, as empresas têm contratado profissionais especializados nessa área para realizarem esse serviço por eles.
Gestor de mídias sociais
Esse é o profissional encarregado da organização das campanhas de marketing e interações que ocorrem através das mídias sociais.
Ele é quem planeja, operacionaliza, interage e analisa os resultados das ações nos canais digitais, sendo o responsável por desenvolver um relacionamento entre o consumidor e a marca. Devido ao seu importante papel, tem se tornado cada vez mais requisitado.
Considerações finais
O mundo digital oferece uma enorme quantidade de opções de trabalho para você apostar e então construir o seu tão sonhado negócio próprio. Mas, uma coisa é fato: no mercado online não há espaço para amadores. Seja qual for o segmento que você escolher, estude o máximo que puder, invista em cursos, mantenha-se atualizado e esteja sempre preparado para as mudanças, pois se trata de um mercado extremamente competitivo e quem não acompanhar, ficará de fora.
Por Luma Rosa